segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Lei do tabaco

A nova lei acerca do tabaco é óptima. Vivam os locais sem fumo, sem a poluição provocada pelo inspirar e expirar do fumo do tabaco.
Apenas ainda não tirei as minhas conclusões acerca do que é a lei: será uma lei para preservar a saúde pública tal como a lei que proíbe o ruído e a poluição provocada pelos tubos de escape dos automóveis no centro das grandes cidades (e não só)? Será uma lei como a que proíbe a emissão de gases para a atmosfera pelas fábricas que o governo não fiscaliza? Ou como a lei que proíbe o abate de baleias ou o uso de fetos humanos para o fabrico de cosméticos?
A mim parece-me mais uma lei anti fumadores, demasiadamente fundamentalista para ser uma lei para o bem do cidadão. E depois… quando defendida por ex-fumadores que… no seu ataque cerrado a fumadores… mais parece gente psicologicamente afectada por uma qualquer carência.
Em resumo: estou a favor de uma lei que defende a saúde pública, bem como o direito de, como cidadão de um país livre e democrático, poder escolher locais não poluídos, (pelo fumo do tabaco) para tomar o meu café, ler o meu jornal e ouvir toda a espécie de impropérios verbais, daqueles que apenas constam de dicionários eruditos, poluindo os ouvidos de quem frequenta os locais públicos. Ainda bem que não tenho dinheiro nem vicio para frequentar casinos, onde a poluição é menos importante que o jogo ou a presença de entidades fiscalizadoras…
Agora só espero pela subida dos impostos (para pagar esta despoluição) a fim de tapar o buraco deixado pela baixa de impostos do tabaco (ouvi falar em 175 milhões de euros)… que vou ser eu, usufruidor de espaços não poluídos, a ter de pagar.
Ah! E vou ter de pagar também os gastos da DGS com as consultas gratuitas com médicos especialistas, psicólogos, nutricionistas e enfermeiros, nos SAP que ainda restam, para apoiar os que querem deixar de fumar…
Será que também vai sair a lei que obriga a calar todos aqueles que poluem o ambiente com o seu bafo pestilento de governantes prometedores de mentiras? E a lei de calar a comunicação social que polui os ouvidos dos ministros e governantes que não gostam de ouvir as verdades?
E a lei anti ruído provocada pelas sirenes dos batedores da polícia que segue à frente dos carros dos ministros?

Ou será esta mais uma lei feita por maçónicos (entenda-se maçónicos como os que são contra os maços de tabaco) na linha de abolirem de uma vez por todas o fumo do incenso e das velas em lugares públicos como catedrais, igrejas e capelas… ou, com uma visão mais internacional, abolir os fumos da chaminé da capela sistina do Vaticano, evitando assim a eleição de futuros papas!
Ah! Gostaria de saber se, num restaurante, posso marcar uma mesa romântica, iluminada à luz de velas…?

Sem comentários: